22 setembro 2012

O Tempo e o Vento


O maior clássico da literatura gaúcha, também entre os melhores nacionais, completa 50 anos: O Tempo e oVento.Uma das mais belas obras que já li e que  faço questão de deixar aqui registrada , aproveitando as fontes do Jornal Zero Hora: "Por qualquer ângulo de análise, O Tempo e o Vento é uma empreitada sem similares na literatura brasileira: uma saga planejada e escrita ao longo de quase três décadas, abordando por meio de sua ficção dois séculos de história, uma história não apenas do Rio Grande do Sul, sua gente e suas revoluções, como fizeram muitos dos romancistas que o seguiram, mas uma história do Rio Grande do Sul inserido no Brasil". 

Documentário Fonte:  Zero Hora

'O Continente': a parte mais popular e com os personagens mais conhecidos do conjunto criado por Erico Veríssimo

  

'O Retrato' mostra os impasses vividos pelos descendentes dos fundadores do clã Terra Cambará

 

 

A solidão dos personagens de O Arquipélago encerra com nota pessimista a saga


A figueira genealógica de "O Tempo e o Vento"

O romance de Erico Verissimo cobre 200 anos de história do Rio Grande do Sul e do Brasil, ambientados na fictícia Santa Fé. Confira a seguir , clicando na imagem, quem são e onde aparecem os Terra Cambará, família que serve de fio condutor da obra:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)