09 dezembro 2012

Educação no Século XXI



Estamos no século XXI e nossos alunos não são os mesmos de antes. Nasceram na era digital e a tecnologia é parte integrante de seu dia a dia. Esta é a via natural com que se comunicam e aprendem.

Lara Carolina - minha sobrinha neta, 1 ano, mexendo no iphone
Será que a escola está preparada para receber crianças como a Lara? Que desafios, nós educadores precisamos vencer nesse século XXI?  Na minha visão:


- Não dá mais para centrar a aula em conteúdos, mas sim em adquirir habilidades que por sua vez levam o aluno a algumas competências.
_ As competências precisam ser desenvolvidas para a resolução de problemas que vão surgindo no decorrer da vida.
- Não basta saber, mas também saber fazer. Falta muito ligar os saberes com a prática do dia a dia.
- O uso das tecnologias contribui para a autonomia e criatividade na aquisição dessas competências necessárias na resolução de problemas.
- Existem alguns padrões de uso das tecnologias que variam no grau de aprofundamento: a alfabetização digital, o aprofundamento nos conhecimentos digitais e a criação de conteúdo.
-O professor do século XXI precisa ter competência para flexibilizar o currículo de acordo com o interesse e necessidade dos educandos, saber utilizar as tecnologias para produção de conhecimento tanto seu quanto dos alunos, tronar-se também um aprendiz, propor trabalhos colaborativos.
-O aluno do século XXI precisa adquirir competências para resolução de problemas, para aprender a aprender, trabalhar de forma cooperativa, exercitar a autoria, tornar-se empreendedor.
Estamos conscientes da necessidade de mudanças na educação. O que falta é conseguir colocar em prática de fato as ideias sobre competências e habilidades, que a meu ver já ocorre em alguns momentos, mas ainda temos muito chão para andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)