24 julho 2015

Palestras com Educadores na Semana Pedagógica

         Durante a Semana de Formação Pedagógica ministrei palestras para os educadores em Nova Bassano  e em Bento Gonçalves, que envolveu escolas de toda a 16ª Coordenadoria de Educação. O tema desenvolvido  foi a relação entre a Prática Educativa e a Educomunicação, Durante o encontro, socializei práticas educomunicativas, que serviram de inspiração e reflexão sobre os  objetivos da Educomunicação , que tem como meta educar através da comunicação mediada pelas mídias. Ensinar a ler criticamente os meios de comunicação de massa, dar voz aos alunos, permitir a autonomia, autoria, protagonismo, foram alguns itens refletidos através de experiências mostradas com rádio escola, blogs, jornal escolar, produção de audiovisuais e redes sociais. Para abrilhantar e contextualizar ainda mais o tema, os alunos da Escola de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara estiveram presentes mostrando o talento e potencial dos jovens.Os alunos do Colégio Colbachini gravaram  um vídeo com depoimentos sobre experiências realizadas na escola Os professores demonstraram muito interesse, sede de aprender e avaliaram positivamente o encontro. 
           Foi um desafio selecionar entre tantas boas experiências realizadas para socializar e a intenção foi provocar, instigar, desafiar para a mudança. Tenho motivos para me preocupar, mas também para comemorar. Primeiro porque pude confirmar que ainda não é  corriqueiro o uso dos recursos tecnológicos de forma adequada  e até mesmo há desconhecimento em geral das possibilidades que os mesmos oferecem, no que se refere às questões metodológicas. Mas o meu otimismo se justifica pela reação dos colegas, demonstrando  sede de aprender e se encantando com as práticas mostradas. 
            Durante muitos  anos venho me debruçando na pesquisa  dentro dessa área e colocando em prática em sala de aula  o uso dos recursos midiáticos com o intuito de dar voz aos meus alunos, fortalecendo habilidades de aprender a aprender. e mais que isso, sempre que posso compartilho essas experiências para colaborar com outros educadores na construção de mudanças na educação.Essas foram oportunidades que eu espero que  resultem em mais  iniciativas nas salas de aula. 
             No final da palestra uma professora se aproximou e entregou-me um bilhete com três citações bíblicas, dizendo que viu isso em mim: "Tudo é possível ao que crê"; "Sê forte e corajoso";" Outra vez  vereis a diferença entre os que servem a Deus e os que não..." Fiquei surpreendida  e emocionada. Creio que consegui passar o meu recado de diferentes maneiras, mas enfim, sim, de fato, é preciso coragem, força, esperança , foco e objetivo . É preciso defender um projeto de mundo antes de qualquer coisa para ser um educador consciente e que haja com planejamento , coerência e seriedade.  Agora, vamos às férias, que ninguém é de ferro. 

Palestra em Nova Bassano, com professores municipais e estaduais 
Na UCS, FERVI em Bento Gonçalves, com professores de cidades pertencentes à 16ª CRE


Com o coordenador e a coordenadora adjunta da 16ª CRE, Leonir Razador , Marinês Tomansini, a diretora do Colégio Colbachini, Firleia Guadagnin Radin e a professora e amiga Neiva Morello Michelin

Deixo aqui uma video aula do professor Ismar de Oliveira Soares, muito esclarecedora sobre Educomunicação. Assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)