21 abril 2016

A Liberdade Digital de Aprender - 4º SENID


         O 4º SENID, ocorrido  nos dias 18, 19 e 20, na UPF,  Passo Fundo, teve como tema a Liberdade Digital de Aprender. Durante os três dias, a programação teve mesas redondas, apresentação de artigos, relatos de experiência, oficinas, entre outras atrações. Uma delas foi o Laboratório de Cultura Digital, que aconteceu de madrugada, no prédio Mundo da Leitura. O objetivo foi refletir sobre as contribuições da cultura geek para a educação. Assim os participantes passaram a noite  jogando video game e aprendendo mais sobre RPG, mangás e o mundo nerd.  
        Durante o  SENID aconteceu o 2º Encontro de NTEs do RS, em que  foram feitos relatos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com a formação de professores e alunos. o NTE da 16ª CRE, de Bento Gonçalves, foi representado pela mim e Marcos Azambuja, o qual  apresentou o projeto que vem desenvolvendo com o software BibLivre, Biblioteca Livre, informatizando algumas da escolas da região. 


     Também ocorreu o 1º Encontro Encontro Gaúcho de Grupos de  Educadores Google, com a presença de Ricardo Nunes  Todo educador pode atuar como um líder, bastando ser indicado por outro e  aprovado pela equipe responsável e assim estimular ações, realizar formações.  Recentemente o Governo do Estado do RS assinou um acordo com a empresa e nos próximos meses  os professores estaduais deverão receber formação para uso dos aplicativos google em sala de aula, entre eles a Plataforma Classroom, exclusiva para escolas que aderirem ao programa. Quer saber mais, ingresse na comunidade GEG Brasil .

           Foram muitas oficinas oferecidas, dentre as quais as de programação como o Scratch. O software pode ser utilizado online ou ser baixado para uso offline. Existe também a versão Scratch Júnior, porém  disponível apenas para Android. Com esse software é possível criar animações usando códigos de programação. Outra oficina realizada foi a de Redes Sociais na Internet para Educadores , durante a qual foram criadas fan pages   e os participantes socializaram os links  no Grupo da Oficina no Facebook.  Uma terceira oficina a ser destacada é a Tela Cidadã, que orientou  os participantes  para a utilização do Portal que disponibiliza informações políticas e dados governamentais, como despesas dos políticos, valores de arrecadações, projetos e órgãos que utilizam dinheiro público, além de orientações sobre política.
             

 Uma das principais mesas redondas, que abriu o SENID,  teve o professor Nelson Pretto , da Universidade Federal da Bahia como palestrante. Em sua fala, destacou que a internet oferece duas possibilidade entre as quais vivemos um dilema: criar, produzir ou reproduzir, consumir. A escolha é nossa, dependendo do modelo de mundo que queremos , ser protagonistas ou submissos aos interesses de grandes empresas. Você é o que compartilha. O trabalho em rede, a colaboração, os softwares livres, uma nova engenharia na escola com espaços mais acolhedores e um currículo menos engessado foram ideias que Nelson Pretto pregou  aos educadores. Segundo ele, nenhuma tecnologia é eficaz por si mesma. Quem faz a tecnologia pedagógica é tão e somente um professor qualificado. Esse professor deve ser um autor e incentivar a autoria de seus alunos. Veja ou reveja aqui a   mesa redonda com Nelson Pretto. Outra mesa redonda que aconteceu foi "A APRENDIZAGEM NA ERA DOS MOOCS" com profa Dra Mari Jane Carvalho Soares . Mooc  é um tipo de curso aberto ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.(wikipédia) . 
           


Segundo o professor  da UPF, Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do SENID, a edição 2018 já começou a ser pensada.  Até lá!



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