25 abril 2016

Ler faz bem à saúde e à alma

Um livro pode ser um presente valioso, porém desprezado por muitos. Hoje em dia, quando se fala em ler, muita gente torce o nariz, falando que não tem tempo para isso ou que não se interessa pela leitura. Isso acontece porque não criaram o hábito da leitura. Muitas vezes sequer leram um livro inteiro ou uma notícia no jornal. Como consequência, se tem cada vez mais pessoas alienadas e com pouco cultura. Isso sem falar que não sabem aproveitar uma boa história e têm dificuldade de interpretação. O ideal seria que a leitura começasse a ocorrer na infância e continuasse pela vida toda. Se não lê ainda, há tempo de reverter esse quadro e, se você já gosta de ler, saiba os benéficos que a leitura pode trazer.



Melhora o funcionamento do cérebro
O cérebro precisa ser exercitado e uma forma de fazer isso é colocá-lo para funcionar. Pesquisas indicam que pessoas com o hábito e leitura tem 30% a menos de risco de desenvolver Alzheimer.
A leitura mantém o seu cérebro ativo e ajuda a estimular a memória.
Permite conhecer lugares, mesmo estando longe
Um bom escritor te faz entrar na história e conhecer lugares que você nunca imaginou estar. Isso porque a sua criatividade é ativada e com as descrições que são feitas é possível que você imagine exatamente como é um lugar.
Quem quer conhecer um país e não tem condições ainda para viajar e encontrar essa felicidade, a leitura pode ser uma excelente alternativa.
Ajuda no seu desenvolvimento pessoal
Não precisa ser um livro de autoajuda. Depois de ler qualquer livro, com certeza você irá parar para refletir sobre os personagens e atitudes.
Dessa forma é capaz de tirar ensinamentos para a sua vida e refletir sobre as suas ações, fazendo com que consiga se desenvolver.
Ajuda a relaxar
Depois de um dia cansativo, todo mundo precisa de uma válvula de escape e o livro é perfeito.
Ele te faz entrar na história e se esquecer dos problemas ao mesmo tempo em que você se livra do estresse. Para lugares que precisar esperar como filas ou consultórios ele é um ótimo passatempo que te faz aprender e sem que perceba que o tempo está passando.
 


Aumenta o seu vocabulário
Quem lê com certeza tem um vocabulário cerca de 40% maior se comparado com as pessoas que não têm esse hábito.
Esse é um ponto positivo que te ajuda a se relacionar com os mais variados grupos de pessoas, mantendo uma comunicação clara.
Outro fator positivo em relação ao vocabulário amplo é em relação ao âmbito profissional, pois isso serve como um diferencial que dá destaque e reconhecimento.
É uma forma de lazer acessível
Ler é barato e faz bem! É possível comprar livros com valores bastante acessíveis e, se acha que eles são caros, os sebos podem ser uma ótima alternativa. Além disso, a leitura pode ser feita muito além dos livros, como em revistas, jornais e até mesmo na internet, onde o conteúdo é de graça e tem muita coisa de qualidade.
Agora que já sabe quais são os benefícios da leitura, que tal escolher o seu livro e começar a ler hoje mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)