19 maio 2017

Diga um verso bem bonito - poesia entre adultos e crianças


Com mais tempo disponível,  fiz inscrição no Curso de Literatura Infanto Juvenil na Múltiplas Linguagens, promovido pelas Livrarias Paulinas. No segundo módulo, (o primeiro precisei faltar) o tema foi Diga um verso bem bonito - poesia entre crianças e adultos, com  Gláucia de Souza, mestra em Educação, doutora em Letras e especialista em Literatura Infantojuvenil, é escritora e professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio de Aplicação da UFRGS.
Durante sua exposição, a escritora fez uma análise da poesia ao longo do tempo, mais precisamente da poesia para crianças. Na verdade a própria questiona que haja poesia com especificamente para o público infantil. Toda poesia pode ser lida em qualquer idade. 
O surgimento da poesia dita infantil, surgiu no final do século XIX, com teor pedagógico, desvinculada da música . Com o passar do tempo, a poesia para crianças passou a valorizar a arte, utilizar mais recursos estéticos da linguagem e  associação com a música, especialmente a partir da década de 30. Na década de 80 a poesia ganhou terreno fértil com muitos poetas produzindo poemas.
Para encerrar o encontro, foi realizado um sarau  de poesias, em que os participantes escolheram um poema dente algumas obras citadas que circularam entre os presentes. Seguem algumas:


 *Sílvio Romero, trovas, parlendas populares da cultura brasileira    *Manoel de Barros- Livro sobre o nada , Poeminha em Lingua de Brincar, Histórias da unha do dedão  do pé
 * Zaline Rolim - Livro das Crianças
 *Ana Maria Machado - Tesouro de Cantigas para Crianças
 *Henriqueta Lisboa - O menino poeta
* Cecília Meireles - A festa das Letras, Ou Isto ou Aquilo
* Eloi E. Bocheco - Cantoria de Jardim
* Vinícius de Moraes - A arca de Noé
*Coleção disquinho - histórias narradas em versos e músicas (organizada por Braguinha)
* Elias José - Pequeno Dicionário Ilustrado
* André Neves - A Caligrafia da Dona Sofia
* Leo Cunha - Clave de Lua
* Marina Colassanti - Minha Ilha Maravilha
*Gláucia de Souza - Saco de mafagafos
*Jean Piérre Simeon - Isto é um poema que cura os peixes



                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e participação.Volte outra vez, estarei esperando! Esse espaço é para a sua participação respeitosa e aberta.
Para publicar o comentário, escolha uma identidade (ID) entre as opções que aparecem. Caso tenha conta no google(gmail), escolha a primeira opção ou então escolha ;Nome/ URL;, basta preencher o nome, caso não possua nenhum endereço de blog próprio(URL)